conecte-se conosco


Internacional

Protestos continuam em cidades dos Estados Unidos

Avatar

Publicado

Pela quinta noite consecutiva, manifestantes voltaram a marchar nesse domingo (13) pelas ruas das principais cidades norte-americanas em protesto contra as políticas de Donald Trump, o empresário que ganhou as eleições para a presidência  dos Estados Unidos na última terça-feira (8). A vitória de Trump ocorreu depois de uma campanha eleitoral em que ele prometeu expulsar imigrantes sem documentos e construir um muro na fronteira com o México.

Os manifestantes fizeram protestos no centro de Nova York, em Los Angeles e em San Francisco, no estado da Califórnia, e na Filadélfia, maior cidade do estado da Pensilvânia.

Em Nova York, os manifestantes gritaram refrãos contra as políticas do novo presidente. Um dos cartazes, no meio da multidão, dizia: “O ódio não nos fará grandes”. Na Filadélfia, os manifestantes gritaram palavras de ordem a favor da democracia e carrregaram cartazes com os dizeres: “Donald Trump tem de ir”.

Em Los Angeles, os manifestantes se reuniram nas proximidades da sede local da rede de televisão CNN e, em San Francisco, 8 mil pessoas marcharam pelo centro da cidade cantando “O amor supera o ódio”.  Em Oregon, a polícia informou que prendeu 71 pessoas no início do domingo durante os protestos contra Trump em Portland, a maior cidade do estado. Os manifestantes foram acusados de “má conduta” pela polícia.


Comentários Facebook

Internacional

Suprema Corte da Colômbia ordena prisão do ex-presidente Uribe

Avatar

Publicado


.

A Suprema Corte da Colômbia ordenou prisão domiciliar para o ex-presidente Álvaro Uribe em uma decisão unânime na terça-feira (4), enquanto um caso de fraude e manipulação de testemunhas continua.

Uribe, um mentor do presidente Iván Duque e que agora atua como senador, declarou repetidamente sua inocência no caso e questionou a independência do tribunal.

O tribunal chegou à decisão depois de concluir que havia possibilidade de obstrução da Justiça, afirmou em comunicado.

“O senador Uribe cumprirá seu confinamento em sua residência, de onde ele poderá continuar sua defesa”, afirmou a Suprema Corte.

Segundo a mídia local, Uribe está em sua casa de campo na província de Córdoba.

“A privação de minha liberdade me causa profunda tristeza por minha esposa, minha família e pelos colombianos que ainda acreditam que eu fiz algo de bom pelo país”, escreveu Uribe no Twitter antes de o tribunal publicar sua decisão.

A decisão da Suprema Corte é a primeira na Colômbia a ordenar a detenção de um ex-presidente.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Com aumento de mortes por covid-19, Austrália terá mais restrições

Avatar

Publicado


.

A Austrália notificou nessa quarta-feira (4) 15 mortes, o número mais alto até agora em um dia, todas no estado de Vitória, que se preparava para fechar grande parte de sua economia, a fim de controlar uma segunda onda da infecção que ameaça se espalhar pelo país.

O segundo estado mais populoso da Austrália relatou um crescimento recorde de 725 novos casos de covid-19, apesar de ter restabelecido o lockdown em Melbourne, capital estadual com população de 5 milhões de pessoas, quatro semanas atrás.

Os estados de Nova Gales do Sul e Queensland estabeleceram novas medidas para limitar a disseminação do novo coronavírus, que causou 247 mortes ao redor do país.

Em Vitória, o governo estadual impôs toque de recolher noturno e apertou as restrições à movimentação de pessoas na Grande Melbourne, no domingo (2), determinando que a maioria dos negócios parasse de funcionar a partir da noite de hoje, o que é considerado um golpe à economia nacional.

O primeiro-ministro de Vitória, Daniel Andrews, disse que mais restrições incluiriam o fechamento de creches e a expansão da proibição de cirurgias eletivas em todo o estado com o objetivo de aliviar os recursos médicos para casos do novo coronavírus.

“A noção de mais de 700 casos não é sustentável. Precisamos reduzir os números e essa estratégia tem o objetivo de fazer justamente isso”, disse Andrews a repórteres, em Melbourne.

O vice-médico-chefe da Austrália, Michael Kidd, pediu que o povo do estado de Vitória cumpra as restrições mais rígidas.

“Espero que não seja o caso, mas pode ser que os números cresçam ainda mais nos próximos dias antes de começarem a cair pelo impacto das restrições”, disse Kidd em Camberra.

As medidas mais rígidas de lockdown atrasarão o inquérito independente sobre o programa de quarentena de hotéis em Vitória. As audiências que deveriam ter começado ontem serão iniciadas em 17 de agosto, com o relatório final previsto para 6 de novembro.

Autoridades sanitárias estaduais acreditam que a mistura entre seguranças e viajantes, infectados em quarentena em hotéis, foi o principal fator para o ressurgimento do vírus em Melbourne nos últimos dois meses.

Vitória representa aproximadamente um quarto da economia do país e cerca de dois terços dos quase 19,5 mil casos de covid-19 da Austrália.

No estado de Queensland, no Nordeste, a primeira-ministra Annastacia Palaszczuk afirmou que viajantes procedentes de Nova Gales do Sul e da capital Camberra serão barrados a partir de sábado. O estado já está próximo de Vitória.

“Vimos que Vitória não está melhorando e não vamos esperar Nova Gales do Sul ficar pior. Precisamos agir”, disse Palaszczuk, em entrevista em Brisbane.

Após dois meses sem transmissão comunitária no estado, Queensland agora tem pelo menos três casos assim. Queensland relatou uma nova infecção na quarta-feira, enquanto Nova Gales do Sul, estado mais populoso, registrou 12.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana