conecte-se conosco


Internacional

Papa chega à Suécia para celebrações dos 500 anos da Reforma de Lutero

Publicado

Internacional

O papa Francisco chegou hoje (31) à Suécia, onde participará das celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante de Martinho Lutero. A bordo do avião, o líder da Igreja Católica ressaltou a importância de seu encontro com os representantes luteranos.

“Essa viagem é importante porque é uma viagem eclesial, muito eclesial no campo do ecumenismo”, disse o ele na sua tradicional conversa com os jornalistas que acompanham o voo.

Durante sua 17ª viagem internacional, Jorge Mario Bergoglio terá quatro compromissos públicos, entre homilias, discursos e angelus, e está previsto que ele também faça pronunciamentos em sua língua natal, o espanhol.

Conferência Episcopal

Após a chegada em Mälmo, o líder católico se dirige à residência oficial de Igelosa, onde há uma grande estrutura de pesquisa médica que já hospedou diversos encontros da Conferência Episcopal sueca.

Depois de se instalar no local, o papa irá para Lund, onde fará uma visita à realeza no Palácio Real, e está prevista uma oração ecumênica ao lado do presidente da Federação Luterana Mundial (LWF, na sigla em inglês), Munib Younan. Após a oração, os dois líderes irão até a Mälmo Arena onde farão uma cerimônia ecumênica.

Veja Também  Corte determina julgamento de Airbus e Air France por acidente aéreo

Por volta das 19h (hora local), o papa retornará à sua residência em Igelosa. Amanhã (1º), Francisco celebrará uma missa no estádio de Mälmo antes de partir de volta para a Itália.


Comentários Facebook

Internacional

Israel bombardeia Gaza para conter militantes palestinos

Avatar

Publicado


Israel assolou Gaza com fogo de artilharia e ataques aéreos nesta sexta-feira (13), visando túneis de militantes palestinos para tentar deter os ataques de foguete persistentes contra cidades israelenses.

Em uma ofensiva de 40 minutos antes do amanhecer, ao menos 13 palestinos foram mortos, incluindo uma mãe e seus três filhos, cujos corpos foram recuperados dos escombros de sua casa, disseram autoridades de saúde de Gaza.

A operação israelense incluiu 160 aeronaves, além de tanques e fogo de artilharia, fora da Cidade de Gaza, disse o coronel Jonathan Conricus, porta-voz dos militares de Israel.

As levas de foguetes palestinos contra o sul de Israel vieram na sequência no quinto dia dos combates mais intensos entre Israel e militantes de Gaza desde 2014.

Mais tarde, uma autoridade militar israelense disse que mais de 2 mil foguetes foram disparados de Gaza a Israel desde o início do conflito e que seu país destruiu vários quilômetros de túneis usados pelos militantes.

Pelo menos 126 pessoas foram mortas em Gaza desde segunda-feira  (10), incluindo 31 crianças e 20 mulheres, e 950 ficaram feridas, disseram autoridades médicas palestinas.

Veja Também  Estado de emergência será declarado em mais três províncias japonesas

Entre os oito mortos em Israel estão um soldado que patrulhava a fronteira de Gaza e seis civis israelenses, incluindo duas crianças, segundo autoridades israelenses.

O Egito lidera os esforços internacionais para obter um cessar-fogo e impedir que o conflito se dissemine. Fontes de segurança disseram que nenhum dos lados parece receptivo até agora, mas uma autoridade palestina disse que as negociações se intensificaram nesta sexta-feira.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou por um cessar-fogo imediato.

“Os combates têm o potencial de desencadear uma crise humanitária e de segurança irrefreável e fomentar ainda mais o extremismo…”, disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também pediu a volta da paz durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O Hamas, grupo islâmico que comanda Gaza, disparou os ataques de foguete na segunda-feira para retaliar choques da polícia israelense com palestinos perto da mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do islã, em Jerusalém Oriental.

Veja Também  Israel inicia incursão por terra na Faixa de Gaza

Desde então, os episódios de violência se espalharam em cidades onde judeus e a minoria árabe de Israel convivem lado a lado. Também houve confrontos entre manifestantes palestinos e forças de segurança israelenses na Cisjordânia ocupada, onde autoridades de saúde disseram que 11 palestinos foram mortos nesta sexta-feira.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Itália revoga quarentena para viajantes de UE, Reino Unido e Israel

Avatar

Publicado


A Itália revogará as restrições de quarentena para viajantes que chegam de países europeus e da chamada zona Schengen (que inclui 26 países europeus), assim como do Reino Unido e de Israel, a partir do dia 16 de maio, informou o Ministério da Saúde do país nesta sexta-feira.

As pessoas que entram na Itália vindas desses países atualmente têm de ficar cinco dias de quarentena e passar por exame obrigatório antes da chegada e ao final do período de isolamento.

Um teste negativo para covid-19 realizado antes da viagem ainda será exigido, disse o ministério em comunicado.

A pasta acrescentou que as restrições atualmente vigentes para pessoas que viajam do Brasil estão mantidas.

Comentários Facebook
Veja Também  Itália revoga quarentena para viajantes de UE, Reino Unido e Israel
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana