conecte-se conosco


Política

ALMT cria frente parlamentar em defesa do setor produtivo de MT

Publicado

Política

Dep. Oscar Bezerra, coordenador-geral da Frente Parlamentar, em entrevista à Rádio AL (Foto: Karen Malagoli/ALMT)

A Assembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar do Setor Produtivo, que tem como objetivo principal promover ações com vistas a aprimorar a legislação estadual para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável dos setores do comércio, serviços e turismo de Mato Grosso.

A frente parlamentar ainda propõe discutir, acompanhar, apoiar e fornecer subsídios com informações fidedignas e oportunas das iniciativas legislativas, bem como a tramitação de propostas que ajudem a democratizar o acesso ao debate na elaboração de leis que sejam de interesse do sistema.

De acordo com o deputado Oscar Bezerra (PSB), coordenador-geral da frente parlamentar, coordenador-geral da frente parlamentar, as primeiras ações serão acompanhar de perto qualquer mudança relativa ao setor que o governo do estado possa fazer .

“Com a criação da Frente, os deputados vão ficar mais próximos de toda e qualquer atitude que o governo possa fazer para o setor produtivo, acompanhando as discussões e dando sugestões para o desenvolvimento do estado, com mais transparência nas atitudes do Executivo”, disse Bezerra.

Para o deputado, o atual contexto de crise econômica, requer atenção especial diferenciada para o setor produtivo, pois o comércio é responsável por 61,6% e o setor de serviços por 23% da arrecadação do ICMS, principal imposto estadual, conforme dados da Secretaria de Estado de Fazenda referentes ao 1º bimestre de 2016.

“Nosso trabalho é defender os interesses da classe empresarial de Mato Grosso e poder implantar também o sistema Renalegis, onde a equipe jurídica da Fecomércio acompanha via internet todos os projetos de lei do Legislativo estadual e municipal que possam afetar o comércio”, destacou.

Vale lembrar que a criação da frente parlamentar foi um pedido da própria Fecomércio, onde o presidente da federação, Hermes Martins da Cunha, e o superintendente, Evaldo Silva, se reuniram com o deputado Oscar Bezerra para propor a ideia.

“Fizemos a solicitação formal e tão logo foi apresentado o documento na sessão plenária, já conseguidas treze assinaturas, mais que o suficiente para a criação da Frente”, revelou Hermes da Cunha.

De acordo com o presidente da Fecomércio, um dos principais tópicos da frente parlamentar será defender o direito dos empresários do comércio. “Nós geramos emprego e renda, movimentamos a economia. Quando o comércio vai mal, toda a sociedade sofre. Por isso, nossa expectativa é que os legisladores atuem de modo a favorecer o desenvolvimento do setor, com leis que ajudem a alavancar nossa economia e a atividade”, afirmou ele.

A parceria de trabalho entre Assembleia Legislativa, Fecomércio e Fiemt foi citada pelo deputado, que terá papel fundamental para a demanda dos trabalhos. “Essas duas federações, juntamente com a Assembleia, vão acompanhar de perto toda a demanda de mudança na Sefaz, que, automaticamente, virá para a frente parlamentar que, posteriormente, se reunirá para fazer os contrapontos dos reais impactos que isso vai dar nos consumidores. Queremos coibir esse impasse para a população”, adiantou Bezerra.

Nas próximas semanas, a ALMT divulgará a data de instalação e programa de trabalho da frente parlamentar, que tem Oscar Bezerra como coordenador-geral, e os deputados Janaína Riva (PMDB), Carlos Avalone (PSDB), Sebastião Resende (PSC), José Domingos Fraga (PSD) e Dilmar Dal Bosco (DEM) como demais membros.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook

Política

Delegado Claudinei homenageia os integrantes do Cuiabá Esporte Clube

Publicado


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente do Cuiabá Esporte Clube, Alessandro Dresch, recebeu das mãos do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), a Moção de Aplausos de n.º 61/2021 que manifesta o reconhecimento público ao time de futebol mato-grossense pelo acesso à série A do Campeonato Brasileiro, o que consequentemente contribuiu no fomento da economia por meio do esporte e turismo no Estado de Mato Grosso. O ato da entrega ocorreu na segunda-feira (29), no Plenário Renê Barbour da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

“A gente fica feliz em homenagear o Cuiabá Esporte Clube, que fez a diferença no futebol mato-grossense. No final do ano passado, apresentei a Moção de Aplausos, quando o Clube foi para a série A. Realmente esse time de futebol teve destaque neste ano. Foi uma satisfação contar com a presença do Alessandro, que recebeu a homenagem. Estamos muito felizes com esse Clube que levou o nosso Estado a nível nacional e fomentou o turismo de Cuiabá. Parabéns a todos envolvidos”, declarou o parlamentar. 

Dresch explica que ficou muito honrado em representar o time, a torcida, a diretoria, jogadores e a comissão técnica do Cuiabá Esporte Clube. “É uma história muito bonita atrás disso tudo. O Cuiabá nasceu predestinado para ser um grande campeão. Hoje, a gente representa a cidade. A gente leva muito bem, a cidade para fora do Estado e do mundo. A gente até usa o slogan – Cuiabá é Mato Grosso na Série A”, posicionou. 

Ele acrescenta que o momento do Clube é manter o foco total para permanecer na Série A. “Não temos planejamento para 2022. Não temos como garantir nada por enquanto. Somos muito pé no chão e chegamos até aqui por sermos assim. Vamos só fazer novos planejamentos após a decisão do campeonato. Acredito que até o ano que vem  a gente tenha um percurso para novas conquistas e consigamos levar novamente o nome da cidade e do estado”, concluiu Alessandro. 

Clube – O Cuiabá Esporte Clube foi fundado no mês de dezembro de 2001. Uma das principais conquistas da agremiação foi o bicampeonato da Copa Verde e dez títulos de campeão mato-grossense. A primeira conquista aconteceu em 2003, ao ingressar no futebol profissional e garantido a primeira colocação do Campeonato Estadual de Mato Grosso.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Em Itiquira, deputado Nininho participa do aniversário de 68 de emancipação político-administrativa

Publicado


Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, e o assessor parlamentar do deputado federal Neri Geller (PP), Samoel de Barros, marcaram presença no município de Itiquira. O prefeito Fabiano Dalla Valle e a primeira-dama Marciara Borges fizeram as honras da solenidade, juntamente com o vice-prefeito João Macaúba, o presidente da Câmara Municipal, vereador Cido (MDB),  além dos demais vereadores, secretários municipais, servidores e a população que fez questão de acompanhar de perto toda a movimentação.

Nininho falou da alegria de estar na cidade em uma data tão importante. “Todos os municípios são importantes, porém Itiquira é a cidade do meu coração. Foi onde constitui minha família, fui prefeito por três mandatos, e fico feliz de ver o seguimento que o prefeito Fabiano está dando nos trabalhos desenvolvidos”, disse o parlamentar.

Nininho destacou algumas ações encaminhadas por ele com o apoio do governo do estado e dos seus parceiros de luta, o deputado Neri Geller e senador Carlos Fávaro.

“O deputado Neri concluiu mais uma demanda aqui no município. Quero agradecer a ele por nos atender com esse trator de esteira que vai ajudar muito na infraestrutura. Além disso, temos uma patrol que articulamos junto ao governo do estado;  uma viatura para a polícia militar, um compromisso do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. Entregamos anteriormente uma ambulância e já estamos concluindo a entrega de mais uma; e a notícia esperada é que o projeto do terminal ferroviário está aprovado no departamento de projetos da Sinfra”, citou .

O deputado aproveitou para lembrar o esforço e a responsabilidade do governador com os municípios. “Hoje temos a tranquilidade de trabalhar porque temos um governo atuante, que tem cumprido metas e projeta o nosso estado para um cenário jamais visto em todos os tempos”, asseverou Nininho.

O prefeito agradeceu a parceria do deputado Nininho, do federal Neri Geller, senador Carlos Fávaro e do governador Mauro Mendes. Ele resumiu como uma parceria sólida, que vai proporcionar muitos avanços.

“Nosso time está completo, temos a Câmara dos Vereadores, que tem sido muito importante, porque estamos trabalhando apenas com a finalidade de devolver a população os serviços prestados.  Só para se ter uma ideia  esta é a segunda rodada de obras que estão sendo entregues em menos de um ano de mandato, e ainda tem uma terceira rodada, isso é resultado de união. Não tenho palavras para agradecer o meu amigo, tio e deputado Nininho, um exemplo pra mim, e claro todos nossos parceiros”, destacou Fabiano.

Inauguração e entregas

A agenda teve início no Distrito de Ouro Branco do Sul,  com a inauguração da  unidade de identificação; revitalização do campo de futebol, quadra de areia e praça ao lado da Igreja; inauguração da pista de caminhada, iluminação de LED nas margens da BR-163 e revitalização da Praça André Maggi.

Já na sede do município foram inauguradas a a quadra coberta, parque infantil e a nova entrada da Escola José Rodrigues da Silva, no Bairro Poxoréo; o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; Canil Municipal;  revitalização da Praça Serafim de Carvalho. Além disso, a entrega de dois relógios de temperatura sendo um na sede e outro em Ouro Branco do Sul, em parceria com o Sicredi, entrega dos novos uniformes da rede municipal de ensino, do plano municipal de turismo, do sistema integrado de monitoramento das policias civil e militar, dos termos de doação para instalação de energia solar e torre de internet nos assentamentos.

Ainda, foram entregues para o município três camionetes, um ônibus infantil, uma motoniveladora (patrol)-  articulação do deputado Nininho junto ao governo do estado. Também: um trator de esteira, emenda do deputado  Neri Gueller atendendo uma indicação do deputado Nininho. 

Ao final, foram entregues a premiação aos vencedores da olimpíada de desenho realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação em Itiquira e Ouro Branco do Sul;  foi feito o sorteio do IPTU premiado 2021 com dez prêmios aos contribuintes.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso