conecte-se conosco


Política

Wancley propõe divulgação de cardápio diário da merenda escolar de MT

Publicado

Política

Merenda escolar (Foto: Marcos Negrini/Secom-MT)

A secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) passará a divulgar, a cada 15 dias, o cardápio da merenda escolar oferecida ao alunos da rede estadual de ensino. É o que defende o deputado Wancley Carvalho (PV), por meio do Projeto de Lei nº 353/2016, que incentiva a alimentação saudável.

Conforme o projeto, fica obrigatório o anúncio do roteiro alimentar diário, com detalhamento de peso, valores calóricos e nutricionais, de acordo com a faixa etária e necessidades específicas.

Os dados deverão ser divulgados por meio de editais e afixados em locais visíveis para a comunidade escolar. Além disso, terá que ser publicado no site da Seduc, com identificação da nutricionista responsável. Caso aconteça mudança no cardápio, a comunicação deverá ser realizada com cinco dias de antecedência.

Segundo Wancley, com a divulgação do cardápio, os pais poderão ter maior controle da alimentação de seus filhos. “Melhorar a alimentação das crianças é essencial. O hábito alimentar deles é formado na escola e por isso precisa de atenção”, pontuou.

Além de promover a redução de problemas alimentares na infância, se aprovada, a proposta vai facilitar a fiscalização pela sociedade de como a verba da merenda escolar tem sido gasta.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook

Política

Paulo Araújo quer instituir programa de conscientização sobre o descarte de cartuchos e toners

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Para alertar e esclarecer a população sobre a destinação correta de produtos eletroeletrônicos, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na sessão de quarta-feira (13), Projeto de Lei n° 957/21 que Institui o Programa de Incentivo ao Descarte Consciente de Cartuchos e Toners. A proposta é alertar e esclarecer as pessoas sobre destinação correta de produtos eletrônicos em uma Semana de Conscientização e Orientação sobre Reciclagem que ocorrerá, anualmente, na última semana do mês de março.

O parlamentar alertou que existem toneladas de lixo tecnológico descartado todos os dias. O objetivo é conscientizar pessoas para que os cartuchos e toners que estiverem danificados, fora de uso, tenham destinação correta. “E inegável que a criação e o avanço de novas tecnologias trouxeram comodidade e melhorias significativas à vida das pessoas, mas junto a essa tecnologia cresce e consumismo e multiplicam-se produtos que logo caem em desuso ora por terem atingido o fim do seu ciclo de vida ora porque foram substituídos por modelos mais novos e mais avançados”, explicou Araújo.

Paulo Araújo avaliou ainda que o impacto ambiental causado por esse tipo de descarte, quando não tratado apropriadamente, é imenso. Há, ainda, preocupação pelo fato de seus materiais básicos constituintes (plásticos, metal e vidro) não serem biodegradáveis, demorando centenas de anos para serem degradados naturalmente, permanecendo por um longo tempo no meio do ambiente. 

“Há necessidade de uma política efetiva e a conscientização sobre o controle, a contaminação e poluição, contribuindo assim para diminuir esses impactos ambientais”, finalizou o deputado.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Emenda parlamentar contribui para garantir obras de pavimentação da MT-400

Publicado


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

União de esforços entre o Legislativo Estadual, através do deputado Paulo Araújo (Progressistas), Governo de Mato de Grosso e Governo Federal, vai contribuir para a realização de um sonho antigo dos moradores de Nossa Senhora da Guia e Sucuri, a pavimentação de 16 quilômetros da MT-400, conhecida como “Estrada Velha da Guia”, agora já é uma realidade. O anuncio foi feito durante o mini-estradeiro realizado, neste último sábado (16). A expectativa é que o projeto que já está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) iniciem os trabalhos até abril de 2022.

Para que as obras saíssem do papel o deputado Paulo Araújo destinou emenda parlamentar, além de Araújo o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), o senador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado Federal Neri Geller (Progressistas), também destinaram emendas e em contrapartida com governo do Estado.

“Esse momento é de imensa gratidão, as autoridades que aqui estão, e ao governador Mauro Mendes (DEM) que assumiu esse compromisso de concluir a estrada que tem aproximadamente 16 km de extensão e ligará a região do Sucuri até a MT-010. Esse movimento nasceu aqui, com a união de todos os moradores, hoje estou imensamente agradecido e feliz por essa conquista que vai contribuir para o desenvolvimento da região, aproveito para agradecer, o deputado federal Neri Geller e o senador Carlos Fávero que também contribuíram para esse projeto”, afirmou Paulo Araújo.

Durante o evento, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que o projeto da obra já está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e o asfalto será feito com recursos próprios do Governo do Estado e com emendas parlamentares. A expectativa é que os trabalhos comecem em abril de 2022. “No meu governo o dinheiro da obra já está em caixa, não lanço nenhuma obra se não tiver certeza que o dinheiro está assegurado para a realização da obra”, enfatizou Mauro Mendes. 

Já o senador Carlos Fávaro (PSD) destacou a relevância da obra de asfaltamento para os distritos do Sucuri e Guia. “Pavimentar essa região é dar dignidade aos moradores que sofrem com a falta de asfalto na localidade, é o que estamos fazendo aqui, simplesmente contribuindo com essas pessoas que nos deram um voto de confiança e acreditaram no nosso trabalho, peço a Deus que continue nos ajudando para fazer muito mais por todos os mato-grossenses”, disse o senador.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, “a obra é muito importante para essa região do Sucuri a Guia, hoje o governador e os deputados estão fazendo um resgate histórico uma obra que vai dar maior crescimento para a região e não tenho dúvida que o empresário quer investir onde tem infraestrutura a partir que darmos condições melhores tenho certeza, que irá sair vários empreendimentos”, disse Marcelo de Oliveira.

O deputado federal Neri Geller destacou a importância da obra, “é importante o investimento que o governo irá fazer aqui, no ponto de vista de infraestrutura, para a região sem dúvida, vai desafogar a região para que o cidadão do interior possa migrar para a capital, além disso, obter um acesso mais rápido e contribuindo também para poupar muitas vidas em acidentes”, enfatizou Neri Geller.

O morador do Tarumã, Mauro Xavier Câmera, morador do local há mais de 25 anos, disse que “a região irá se fortalecer, com a chegada desse asfalto trará aos pequenos produtores que moram aqui mais desenvolvimento, nós estamos felizes com o anuncio, feito pelo governador e pelo deputado Paulo Araújo”, finalizou.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso