conecte-se conosco


Política

Mato Grosso terá Selo Estadual de Qualidade nas unidades de saúde

Publicado

Política

Dep. Mauro Savi (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

A partir de agora as unidades de saúde públicas ou privadas, contratadas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) passarão por avaliações com o intuito de receberem o Selo Estadual de Qualidade.  A Lei 10.439, que institui o Selo, é de autoria do deputado estadual Mauro Savi (PSB) e foi sancionada pelo governador Pedro Taques no dia 30 de setembro.

De acordo com o parlamentar, o descaso, negligência médica, demora no atendimento, falta de estrutura e de equipamentos, ausência de profissionais ou a falta deles, são alguns dos fatores que têm provocado revolta na população. “A situação é ainda pior para quem depende exclusivamente dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Torna-se mais grave, quando o assunto está relacionado ao atendimento de média e alta complexidade, o que requer maiores cuidados”, pondera. 

Pensando nisso, Savi propôs a criação do “Selo Estadual de Qualidade”. Iniciativas semelhantes já existem em vários estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, os hospitais estaduais de Diadema e Pirajussara (Taboão da Serra), receberam o “Certificado Internacional da Accreditation Canada”, como forma de reconhecimento pela qualidade de seus procedimentos e a atenção dedicada aos pacientes. 

Da mesma forma ocorreu com o Hospital da Mulher, na cidade de Santo André (SP), que ganhou o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). O mesmo certificado foi entregue ao Hospital Geral de Itapecerica (Selo Padrão Internacional de Qualidade), ao Hospital Estadual de Grajaú (Selo de Conformidade do CQH), bem como o Hospital Estadual Mário Covas, também com o CQH. Vale ressaltar, que o CQH faz parte de um programa permanente de avaliação, mantido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo. 

Em relação a Mato Grosso, a Lei estabelece que o Selo Estadual de Qualidade seja entregue às unidades de saúde públicas ou privadas, contratadas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que se destacarem pela qualidade dos serviços prestados no atendimento ao paciente. Os critérios relativos à certificação serão estabelecidos em regulamento. 

O deputado argumenta ainda que desenvolver programas de garantia da qualidade nos serviços de saúde tem sido um dos principais desafios da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Estamos falando da saúde de milhares de pessoas. Trata-se de pessoas que tem o direito de receber o melhor que a medicina possa oferecer”, considerou o parlamentar.

 

 

Fonte: AL MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Dr. Gimenez participa de mutirão da limpeza no Rio Paraguai

Publicado


Mais de 90% dos resíduos retirados compreendem lixo doméstico e material de construção

Foto: ROSE DOMINGUES

A ação envolveu vários parceiros, com coordenação da Prefeitura de Cáceres

Foto: ROSE DOMINGUES

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) participou no domingo (17) do 33º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, em Cáceres (200 km a oeste da capital), ação que envolveu a prefeitura municipal, instituições parceiras e voluntários. A área de coleta compreendeu 50 km rio baixo e acima, de onde foram retiradas aproximadamente duas toneladas de lixo.

Para Dr. Gimenez, esse é um importante trabalho de conscientização ambiental que envolve principalmente crianças e jovens. “Cáceres é a nossa princesinha do Pantanal, uma cidade que é referência internacional na pesca, no turismo, berço de inúmeras espécies de plantas e animais, por isso temos o dever de proteger e cuidar”.  

Dentre os materiais retirados, mais de 90% foram lixo doméstico e material de construção, como vaso sanitário, fogões, geladeiras, caixas d’água, tambores, plásticos, pneus velhos e lonas. A ação ocorreu na manhã de domingo, contou com uma embarcação grande, 39 menores e 180 voluntários.  

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, agradeceu o empenho dos voluntários, alertando para o impacto ambiental que a grande quantidade de lixo traz ao Rio Paraguai e seus afluentes. “Por entender que é uma ação importante, fizemos questão de manter a realização, mesmo durante o período de pandemia”.  

O principal objetivo foi a coleta de todo material considerado “lixo” deixado nas praias, barrancos, de modo a reforçar a conscientização dos usuários, o que segundo o capitão da Marinha Renato Lanchas Araes, gera maior sustentabilidade, qualidade da água e da natureza à sua volta.  

O mutirão contou com o envolvimento de vários parceiros, entre eles, a Prefeitura Municipal, Lanchas Araés, Marinha do Brasil, DNIT, Progaia, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Asatec, Autarquia Águas do Pantanal, além de várias entidades educacionais, ambientalistas e clubes de serviços.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

ALMT inaugura nesta terça (19) sala de identificação infantil para confecção de RG para crianças a partir de 0 ano de idade

Publicado


Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso inaugura nesta terça-feira (19), às 9h, o Espaço de Identificação Infantil, voltado para o atendimento de crianças que procurarem o Espaço Cidadania para confecção do documento de identidade (RG). Demais serviços oferecidos na sede do Parlamento também serão retomados. 

A sala tem decoração e elementos lúdicos para garantir mais conforto às crianças. O espaço também conta com equipamento específico para coleta biométrica de menores de 0 a 5 anos. “O diferencial do kit biométrico neonatal é a tecnologia, que imprime maior resolução na imagem coletada. O próprio equipamento detecta se a imagem está satisfatória e faz a captura, sem que haja necessidade de conhecimento pericial de quem está realizando a coleta”, explica o diretor comercial da empresa Natosafe, Eduardo Liebel. Com essa tecnologia, é possível fazer a coleta desde o nascimento da criança, garante. 

A ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, destaca ainda que a Assembleia vai voltar a atender o público externo em todos os serviços, mediante agendamento pelo telefone (65) 3313-6529. 

“Nesse período de pandemia, estivemos fechados por quase dois anos, mas não paramos de trabalhar e voltaremos com melhorias para o cidadão. Com os kits de biometria, não vamos usar mais tinta para a coleta de digital. Nesse tempo também ganhamos uma nova identidade visual no Espaço Cidadania. Além disso, o espaço físico passou por readequação e foi aumentada a área de espera para os serviços do Procon e Defensoria Pública. Depois da pandemia, quando não precisar mais de distanciamento, o espaço vai comportar até 70 pessoas sentadas”, ressalta Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira. 

Nesta terça-feira (19), a solenidade de inauguração terá presença de autoridades e parlamentares. De acordo com a ouvidora-geral da ALMT, ainda haverá atendimento focado nos servidores da Casa. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso