conecte-se conosco


Política

Governo sanciona dois projetos de autoria de Oscar Bezerra

Publicado

Política

Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A partir desta semana, as novas edificações construídas no Estado de Mato Grosso terão que possuir mecanismos de captação e reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado. De autoria do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), a determinação foi sancionada pelo governador Pedro Taques (PSDB) e se tornou Lei (10.446/2016).

A nova regra foi publicada no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira (4), assim como a Lei nº 10.445/2016, também de autoria do deputado, que dispõe sobre utilização de alimentos produzidos pela agricultura familiar na rede estadual de ensino.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, no caso da reutilização da água dos aparelhos de ar-condicionado, as edificações já existentes ou em fase de construção ou reforma total terão prazo de cinco anos para se adaptarem a nova lei.

Já no caso da utilização de alimentos produzidos pela agricultura familiar no ambiente escolar, o governo do Estado afirma que a política já vem sendo aplicada pelas zecretarias de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf) e de Educação, Esporte e Laser (Seduc), mas que, com a sanção da lei, receberá ainda mais atenção.

Participação popular – Com o objetivo de promover um mandato participativo desde que assumiu o cargo de deputado na Assembleia Legislativa, Oscar Bezerra ressalta que a lei que determina a reutilização da água dos aparelhos de ar-condicionados foi inspirada na sugestão de um servidor da Casa, o garçom Alexandre Pedersoli.

“A ideia do projeto chegou ao nosso gabinete por meio de um servidor da Assembleia, o Alexandre. Logo o atendemos, pois se trata de uma medida simples e importante, que visa estimular projetos voltados ao uso eficiente da água e à criação de fontes alternativas para a sua captação”, pontua o deputado.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Dr. Gimenez participa de mutirão da limpeza no Rio Paraguai

Publicado


Mais de 90% dos resíduos retirados compreendem lixo doméstico e material de construção

Foto: ROSE DOMINGUES

A ação envolveu vários parceiros, com coordenação da Prefeitura de Cáceres

Foto: ROSE DOMINGUES

O deputado estadual Dr. Gimenez (PV) participou no domingo (17) do 33º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, em Cáceres (200 km a oeste da capital), ação que envolveu a prefeitura municipal, instituições parceiras e voluntários. A área de coleta compreendeu 50 km rio baixo e acima, de onde foram retiradas aproximadamente duas toneladas de lixo.

Para Dr. Gimenez, esse é um importante trabalho de conscientização ambiental que envolve principalmente crianças e jovens. “Cáceres é a nossa princesinha do Pantanal, uma cidade que é referência internacional na pesca, no turismo, berço de inúmeras espécies de plantas e animais, por isso temos o dever de proteger e cuidar”.  

Dentre os materiais retirados, mais de 90% foram lixo doméstico e material de construção, como vaso sanitário, fogões, geladeiras, caixas d’água, tambores, plásticos, pneus velhos e lonas. A ação ocorreu na manhã de domingo, contou com uma embarcação grande, 39 menores e 180 voluntários.  

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, agradeceu o empenho dos voluntários, alertando para o impacto ambiental que a grande quantidade de lixo traz ao Rio Paraguai e seus afluentes. “Por entender que é uma ação importante, fizemos questão de manter a realização, mesmo durante o período de pandemia”.  

O principal objetivo foi a coleta de todo material considerado “lixo” deixado nas praias, barrancos, de modo a reforçar a conscientização dos usuários, o que segundo o capitão da Marinha Renato Lanchas Araes, gera maior sustentabilidade, qualidade da água e da natureza à sua volta.  

O mutirão contou com o envolvimento de vários parceiros, entre eles, a Prefeitura Municipal, Lanchas Araés, Marinha do Brasil, DNIT, Progaia, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Asatec, Autarquia Águas do Pantanal, além de várias entidades educacionais, ambientalistas e clubes de serviços.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

ALMT inaugura nesta terça (19) sala de identificação infantil para confecção de RG para crianças a partir de 0 ano de idade

Publicado


Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso inaugura nesta terça-feira (19), às 9h, o Espaço de Identificação Infantil, voltado para o atendimento de crianças que procurarem o Espaço Cidadania para confecção do documento de identidade (RG). Demais serviços oferecidos na sede do Parlamento também serão retomados. 

A sala tem decoração e elementos lúdicos para garantir mais conforto às crianças. O espaço também conta com equipamento específico para coleta biométrica de menores de 0 a 5 anos. “O diferencial do kit biométrico neonatal é a tecnologia, que imprime maior resolução na imagem coletada. O próprio equipamento detecta se a imagem está satisfatória e faz a captura, sem que haja necessidade de conhecimento pericial de quem está realizando a coleta”, explica o diretor comercial da empresa Natosafe, Eduardo Liebel. Com essa tecnologia, é possível fazer a coleta desde o nascimento da criança, garante. 

A ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, destaca ainda que a Assembleia vai voltar a atender o público externo em todos os serviços, mediante agendamento pelo telefone (65) 3313-6529. 

“Nesse período de pandemia, estivemos fechados por quase dois anos, mas não paramos de trabalhar e voltaremos com melhorias para o cidadão. Com os kits de biometria, não vamos usar mais tinta para a coleta de digital. Nesse tempo também ganhamos uma nova identidade visual no Espaço Cidadania. Além disso, o espaço físico passou por readequação e foi aumentada a área de espera para os serviços do Procon e Defensoria Pública. Depois da pandemia, quando não precisar mais de distanciamento, o espaço vai comportar até 70 pessoas sentadas”, ressalta Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira. 

Nesta terça-feira (19), a solenidade de inauguração terá presença de autoridades e parlamentares. De acordo com a ouvidora-geral da ALMT, ainda haverá atendimento focado nos servidores da Casa. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso