conecte-se conosco


Mato Grosso

Linguagem de sinais auxiliará deficientes auditivos em provas de habilitação

Publicado

Mato Grosso

O Brasil possui 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população, segundo o Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 48% apresentam deficiência visual, 23% deficiência motora, 16% deficiência auditiva, 9% deficiência mental e 4% deficiência física.

Com o aumento da procura por pessoas com deficiência (PcDs) para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânstio (Detran-MT) tem realizado mudanças que visam melhorar o relacionamento com essas pessoas.

A primeira delas é para as pessoas com deficiência auditiva, que poderão ter autorização para dirigir. O procedimento da abertura do processo de habilitação é o padrão, utilizado por todos os cidadãos. A mudança está na prova teórica, que será feita em libras. Não há restrição quanto ao nível de surdez do candidato, ou seja, aqueles que possuem 100% da deficiência poderão realizar a prova.

No início da prova, o vídeo reproduzido para os candidatos terá um tradutor de sinais no canto da tela orientando como o exame deve ser realizado. O candidato PcD terá 1h30 para fazer a avaliação. Depois de aprovado nesta fase, ele estará apto a fazer o teste prático de direção.

Este ano, o Detran realizou teste com o sistema pra validar o novo serviço em Cáceres, onde o primeiro candidato surdo apresentou interesse em obter a CNH. O Detran já capacitou 20 servidores com curso básico de tradutor de libras para assistência no atendimento de todos os serviços da autarquia.

Até então, oito localidades estão aptas para realizar a prova para PcD?s. São elas: Cuiabá (sede), Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Sorriso.

O serviço de abertura do processo de habilitação para pessoas com deficiência auditiva já está sendo utilizado na sede e nas unidades citadas.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

SINE MT oferta 3,1 mil vagas de emprego em 27 municípios

Publicado

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza 3.163 novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. As vagas estão disponíveis em 27 municípios do Estado, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Há vagas também para pessoas com deficiência (PCD).

As vagas são para as cidades de: Cuiabá (245); Várzea Grande (48); Água Boa (56); Alta Floresta (45); Alto Araguaia (13); Alto Taquari (05); Aripuanã (02); Barra do Garças (47); Cáceres (19); Campo Novo do Parecis (80 ); Campo Verde (80); Canarana (27); Colíder (143); Diamantino (29); Guarantã do Norte (24); Juara (93); Jaciara (15); Juscimeira (02); Lucas do Rio Verde (90); Nova Mutum (207); Pontes e Lacerda (56); Primavera do Leste (472); Rondonópolis (268); Sapezal (229); Sinop (308); Sorriso (495); Tangará da Serra (65).

O trabalhador também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal http://empregabrasil.mte.gov.br/

Inscrição

Os interessados devem procurar a unidade do SINE mais próxima de sua residência, com os documentos pessoais.

Estas oportunidades podem ser preenchidas ou alteradas a qualquer momento e sem nenhum aviso prévio.

Confira relação das vagas de empredo aqui e aqui

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Quatro mandados judiciais são cumpridos contra alvos investigados por tráfico de drogas na fronteira

Publicado

Quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (05.07), contra alvos investigados por tráfico de drogas, na região de fronteira do estado.

As ordens judiciais foram cumpridas pela equipe da Delegacia de Mirassol d’Oeste, com apoio das unidades de São José dos Quatro Marcos e de Araputanga.

Durante a ação policial foram apreendidas porções de entorpecentes e uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.

O cumprimento dos mandados faz parte da Operação Narco Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas, incineração de entorpecentes e cerco ao crime organizado, com auxílio das forças policiais federais, dos 26 estados e Distrito Federal.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso