conecte-se conosco


Política

ALMT prepara telas com dados históricos para recepcionar os visitantes

Publicado

Política

Ambientação (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O Programa Ambientação da Assembleia Legislativa está trabalhando na confecção de telas de arte com produtos reciclados e que contarão parte da história de Mato Grosso, seus vultos, fatos históricos e tipos culturais. A meta é concluir dez quadros que serão expostos nos corredores da Casa e que, juntos, vão proporcionar aos visitantes um passeio pelas riquezas culturais e artísticas e pela história política de Mato Grosso e do Brasil.

Uma das telas que já está em fase de conclusão retrata o líder mato-grossense que ficou reconhecido pela campanha Diretas Já. Dante de Oliveira é retratado usando uma faixa da campanha pela eleições diretas, com imagens em tamanho menor, sobrepostas, que mostram a fauna, a flora e a religiosidade mato-grossenses. A tela também será acompanhada de um texto contando a história do líder político que levou o nome do estado ao Brasil.

Noutra obra, o Marechal Rondon e sua luta pelas comunicações. “Marechal Rondon é um ícone da nossa história. Temos homenagens a ele até em museus dos Estados Unidos, então vamos reconhecê-lo aqui, na terra em que ele nasceu”, disse Lilian Gardés, uma das autoras dos quadros. Sim, uma das autoras porque as telas estão sendo feitas numa construção coletiva entre os servidores do programa Ambientação.

Segundo Gardés, o trabalho, em fase não conclusiva, foi iniciado com uma pesquisa sobre arte, cultura e história política de Mato Grosso. Depois de elencados diversos temas e personagens, foi feita uma seleção. Além de Dante de Oliveira e Marechal Rondon, a equipe já selecionou os temas Pantanal Mato-grossense; Igreja de São Benedito e suas festividades; Festa de São Gonçalo e a arte do povo do São Gonçalo;  Danças típicas: cururu e siriri.  Para concluir a coletânea, a equipe ainda escolherá outros três temas ou personalidades.

CARTILHA

Além de presentear a população que visita o Parlamento com a coletânea histórica, o programa Ambientação está preparando uma cartilha educativa. A cartilha conterá todas as ações do programa Ambientação e será apresentada em versão de fácil leitura, com fotos. Ela vai mostrar todas as fases do projeto de educação ambiental, que é desenvolvido na Assembleia Legislativa, com os servidores, e na comunidade, por intermédio das escolas.

Vai mostrar também como a Casa vem conseguindo diminuir o gasto dos recursos públicos com a educação desenvolvida com os servidores, com o programa Ambientação em Ação, no projeto Desperdício Zero. Entre as atitudes novas despertadas nos servidores estão o uso racional dos recursos, como apagar as luzes ao sair do ambiente, adotar um copo durante todo o seu expediente de trabalho e só imprimir o que for realmente necessário.

“Cada servidor que faz um desses gestos está economizando recursos públicos e sendo um cidadão mais consciente, e vamos mostrar na cartilha que isso tem ocorrido aqui na Assembleia”, afirma Lilian Gardés. A coletânea será lançada em 2017 e a cartilha até dezembro de 2016.

Fonte: AL MT

Comentários Facebook
publicidade

Política

Professor Allan destina emenda para reforma do ginásio poliesportivo em Santo Antônio de Leverger

Publicado

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município

Foto: Ronaldo Mazza

O Professor Allan Kardec (PSB-MT) destinou emenda de R$ 350 mil para a reforma do Ginásio Municipal de Santo Antônio de Leverger. A ordem de serviço para a obra foi assinada na quarta-feira (22) pelo deputado e a prefeita Francieli Magalhães Vieira Pires no município. 

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município. A ação fez parte do calendário de entrega de obras do aniversário da cidade, comemorado dia 13 de junho.

Após a reforma, a praça esportiva terá nome de Ugo da Conceição Padilha, Padilhão, pai do deputado, falecido em 2020 por complicações de covid-19. O nome foi aprovado na terça-feira pelos vereadores da cidade.

Durante o lançamento, o deputado parabenizou a prefeita pela gestão e investimentos no município e todos os vereadores pelo apoio e aprovação para colocar o nome do ginásio. Ele lembrou do trabalho coletivo da prefeita e da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Carol Lima, para a efetivação da obra. 

Emocionado, o deputado lembrou que no local não apenas teve aulas de educação física com seu pai, Ugo Padilha, como jogou bola com ele. “Tive o prazer de jogar ao seu lado nessa praça esportiva. Joguei com ele nos jogos de servidores que fizemos”, disse.

Durante 30 anos, Ugo Padilha foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Prefeita

A prefeita Francieli agradeceu aos vereadores e ao deputado que têm levado recursos ao município. “Vamos nos unir e dar as mãos para dar melhor ao nosso município. Tenho grata satisfação de andar de cabeça erguida graças à parceria e união. Estamos vivendo um momento diferente no município. Obrigado a todos os vereadores e ao deputado Allan por trazer recurso ao município”, afirmou.

Professor Allan também ressaltou a importância da reforma do ginásio. “Ela é importante para os desportistas da nossa cidade continuarem suas atividades da manutenção da qualidade de vida. E para nossos atletas se aprimorar a fim de melhorar o desempenho quando representarem Santo Antônio em competições”, avaliou.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Deputado cobra resposta do governo sobre retorno de servidores da Empaer

Publicado

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (22), para apresentar uma indicação cobrando uma ação imediata do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), sobre o retorno imediato dos 61 funcionários e funcionárias da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que tiveram seus contratos anulados pelo governo do estado, em 2021.

Publicado há quase um mês, no dia 26 de maio, a decisão dos desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) abrange a preservação/restabelecimento dos vínculos jurídicos dos empregados públicos estaduais da EMPAER, contratados entre a Constituição de 1988 e antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 19, de 1998, mas o governo estadual, até o momento, não proferiu nenhuma decisão sobre a volta dos funcionários.

“Já foi uma vergonha absurda a exoneração desses servidores e servidoras, e ainda é uma vergonha o que está ocorrendo com eles. Nós já tivemos a decisão do Pleno do Tribunal, da Turma Especial do Tribunal, que são os desembargadores mais antigos e o Acórdão publicado e, até o momento, nada foi resolvido”, disse.

Membro titular da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária, o parlamentar defendeu que o trabalho do órgão seja fortalecido e estimulado, apesar dos desmandos e retrocessos direcionados a ele.

“Mesmo feliz com essa decisão favorável, seguirei lutando para que a Empaer seja reestruturada e os investimentos voltem a ocorrer. A instituição precisa e merece ser fomentada, seja em espaço físico ou na contratação de técnicos e técnicas, engenheiros e pesquisadores. Tudo isso impacta na ponta, quando o servidor for atender o cliente da agricultura familiar”, finalizou Barranco. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso