PF combate o tráfico internacional de drogas no RJ

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal, com apoio da Capitania Dos Portos/Rj, da Aeronáutica e da Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta quarta-feira (10/10) Operação Aegir, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas, com foco no modal marítimo, perpetrado por organização criminosa responsável pela contaminação de contêineres a bordo de navios de carga, a fim de enviar cocaína para a Europa.

Aproximadamente 200 policiais federais deram cumprimento a 18 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão, nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O método que o grupo utilizava era o chamado “Rip-load (rip on) / Rip-off” “içamento” ou “pescaria” que consiste, basicamente, em levar a carga de drogas para dentro de navios ancorados nos portos, valendo-se de uma pequena embarcação que se aproxima do seu bordo externo (voltado para o mar e, por isso, abrigado da visão dos funcionários em terra), permitindo que os estivadores que estão no convés do navio transbordem a droga com o auxílio de cordas e contaminem os contêineres que haviam sido previamente escolhidos de acordo com o destino da remessa de cocaína.

O nome AEGIR remete à mitologia nórdica, sendo o deus dos mares e oceanos. Ele era ao mesmo tempo cultuado e temido pelos marinheiros, pois estes acreditavam que AEGIR aparecia na superfície para tomar homens e cargas e levá-los para seu salão no fundo do oceano.

Haverá entrevista coletiva, na sede da Polícia Federal (Av. Rodrigues Alves nº 01- Saúde), às 10h30.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

cs.srrj@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

(21) 2203-4407

Comentários Facebook