Parlamento Mirim realiza sessão ordinária

Foto: RONALDO MAZZA / ALMT

Na tarde desta segunda-feira (24), o Plenário das Deliberações Renê Barbour foi ocupado por jovens estudantes de diferentes lugares do estado cheios de ideias para melhorar Mato Grosso. O Parlamento Mirim da ALMT realizou sessão ordinária para apresentação, discussão e votação dos projetos escritos pelos deputados mirins da 8ª legislatura do programa (2017-2019).

Com auxílio da Mesa Diretora, formada exclusivamente por meninas, a presidente da sessão, Lana Arruda, comandou os trabalhos. Cada deputado mirim teve a oportunidade de apresentar e defender seu projeto para os colegas e para a sociedade mato-grossense. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

Os jovens parlamentares explicaram suas propostas, que contemplam temas como esporte, transporte, direitos humanos e meio ambiente. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. “Achei muito bom. Na sessão os projetos foram apresentados já com as sugestões dos colegas feitas na reunião do Colégio de Líderes”, avalia a 1ª secretária do Parlamento Mirim, Lívia Thaís da Costa Quinteiro.

Estudante do 8º ano, Lívia é de Acorizal e apresentou um projeto que prevê a implementação de escolinhas de diversas modalidades de esporte nos municípios. “Eu vejo que na minha cidade só tem futsal. Deveria ter outras modalidades”, defende Lívia. Já a estudante Andressa Gonçalves do 9º ano, do município de Santo Antônio de Leverger, prevê em seus projeto que sejam oferecidas aulas de esportes olímpicos. “É uma forma de inclusão social”, explica Andressa.

A ideia do estudante Gabriel de Lima do 2º ano do ensino médio levou em consideração as experiências que ouvia de tias que andam de ônibus em Cuiabá. Ele propôs a reforma das paradas e também o uso de máquinas para compra e recarga do cartão. “Elas contavam do calor e do frio que passavam esperando o ônibus”, lembra o estudante. A partir daí, ele teve o incentivo da mãe para participar do Parlamento Mirim. Ela o apresentou a um professor da UFMT que o ajudou com o projeto.

O servidor do Planejamento Estratégico e responsável pelo programa, Éder Dourado, definiu a sessão como “maravilhosa”. “A gente consegue ter uma perspectiva de um futuro legal. Eles [deputados mirins] estão interessados em participar da política. É gratificante ver isso”, completa.  A próxima atividade prevista para os deputados mirins é uma visita ao Congresso Nacional em Brasília. O passeio deve ocorrer em novembro.

Confira a lista dos parlamentares da 8ª Legislatura:

Alefe da Luz Oliveira;                              

Ana Clara Figueiredo;

Andressa do Nascimento Gonçalves;

Antonio Vieira da Silva Junior;

Ariadne Mallayne Lourenço de Oliveira;

Bruno Lanzarine da Silva;

Celso Junior dos Santos Araújo;

Eduarda de Almeida Santos;

Franklin de Oliveira Araújo;

Gabriel de Lima Adelino;

Gabriel Phelipe de Almeida;

José Vitor Crescencio;

Julia Carvalho Martinho;

Kamilly Sayuri Miyashita;

Karolyna da Anunciação dos Anjos;

Kawanny Nunes dos Santos;

Lana Maria Silva de Arruda;

Lívia Thais da Costa Quinteiro;

Luis de Oliveira Fontes Neto;

Maria Eduarda Marinho Alves de Lima;

Mell Hellen Dourado Maciel Silva;

Pedro Paschiotto Soares;

Thainara Jamilli da Silva Schubert;

Yori Fernando de Arruda.

 

Comentários Facebook